Institucional
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Fundadoras
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Trabalho voluntário
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
Assine nosso boletim
Nome
E-mail
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Fundo Brasil de Direitos Humanos completa 10 anos com inscrições abertas para projetos e homenageado pelo 13º Prêmio Innovare (14/12/2016)
ELAS

O Fundo Brasil de Direitos Humanos, parceiro do Fundo ELAS, completa 10 anos em grande estilo: além de receber inscrições para dois editais, acaba de receber o 13º Prêmio Innovare. 
 
Foram lançados no dia 7 de dezembro o edital anual “Combate à Violência Institucional e à Discriminação”, que vai apoiar projetos de até R$ 40 mil que combatam a violência institucional e a discriminação, e o edital “Litigância estratégica, advocacy e comunicação para promoção, proteção e defesa dos direitos humanos”, que vai apoiar 11 projetos promovidos por organizações da sociedade civil e organismos universitários que trabalhem em parceria com organizações, grupos e coletivos em ações de litigância estratégica que combinem também atividades de advocacy e comunicação.
 
As propostas para o edital anual serão recebidas até o dia 24 de fevereiro de 2017 e o envio das propostas preliminares para o edital “Litigância estratégica” deve ser feito até o dia 23 de janeiro de 2017.  Clique aqui para mais informações sobre o edital anual e sobre o edital “Litigância estratégica”.
 
O edital “Litigância estratégica, advocacy e comunicação para promoção, proteção e defesa dos direitos humanos”, que já beneficiou cerca de quarenta mil pessoas, foi premiado na Categoria Justiça e Cidadania do Prêmio Innovare, que busca identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
 
O prêmio coroa a primeira década do Fundo Brasil de Direitos Humanos, organização com atuação fundamental na defesa dos direitos humanos no país, e parceira do Fundo ELAS na Rede de Filantropia para a Justiça Social. Desde a sua criação, o Fundo Brasil já doou mais de R$12 milhões a organizações de direitos humanos, apoiando cerca de 300 projetos em todas as regiões do país, promovendo também oficinas de formação, seminários temáticos, campanhas de comunicação, entre outras atividades, enfrentando de forma inovadora os desafios à promoção do respeito aos direitos humanos no Brasil.
 
“No contexto atual do Brasil, temos clareza de que há grandes riscos de retrocessos com relação à garantia dos direitos humanos. Partindo deste pressuposto, o Fundo Brasil pretende continuar a fortalecer organizações de defesa de direitos, a nosso ver, atores chaves para o enfrentamento e a resistência ao desmantelamento das estruturas de proteção até então conquistadas. Além disso, é fundamental viabilizar a proteção de defensores e defensoras, que são a cada dia mais ameaçados nas suas ações”, diz Ana Valéria Araújo, coordenadora executiva do Fundo Brasil.
 
Ana Valéria destaca que é grande a necessidade de mobilização dasociedade em torno do apoio aos direitos humanos: “O Fundo Brasil pretende abraçar o desafio de ampliar o seu trabalho de comunicar causas e dar visibilidade aos atores, de modo a sensibilizar a sociedade sobre a relevância das suas ações como essenciais para a existência de um país efetivamente democrático”.                  
 
 
 
Sobre o Fundo Brasil de Direitos Humanos
 
O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do país. A fundação atua como uma ponte, um elo de ligação entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.
                                               Foto: Ernesto Rodrigues / Acervo Fundo Brasil
Saiba mais sobre o Fundo Brasil de Direitos Humanos aqui.
 
 
Rua Hans Staden, 21 - Botafogo, Cep 22281-060 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital