3º edital

Nova edição do Fundo Fale Sem Medo recebe 658 projetos de todo o Brasil e seleciona 33 propostas

O Instituto Avon e o Fundo ELAS agradecem aos grupos e organizações que enviaram propostas para o novo edital do Fundo Fale Sem Medo e se juntaram a nós nessa parceria pelo fim da violência doméstica no Brasil.

Recebemos 658 projetos de todas as regiões do país. Propostas criativas e inovadoras, que representam infinitas oportunidades de transformação social, pela multiplicação de informações e ações para o enfrentamento à violência doméstica.

Com o novo edital, o Fundo Fale Sem Medo amplia seu alcance e capilaridade, atingindo também novos públicos. Foram selecionados 33 propostas de projetos de 17 estados das cinco regiões do país. Mulheres e homens, jovens, estudantes, mulheres com deficiência, negras, lésbicas, mulheres indígenas, prostitutas, pescadoras, trabalhadoras domésticas e mulheres trans são alguns dos públicos beneficiários desses projetos.

Os projetos vão receber ao todo R$ 2 milhões em doações. Além disso, estão sendo investidos recursos na seleção, capacitação e monitoramento das iniciativas, totalizando um investimento de R$ 3,1 milhões do Instituto Avon no combate à violência contra as mulheres.

Para o Instituto Avon, o empoderamento feminino é uma das principais formas de combater os diversos tipos de violência contra as mulheres. Por meio da inclusão social e econômica, emancipação e a sensibilização sobre os seus direitos, as mulheres encontram a possibilidade de quebrar ciclos de violência e sair de situações de opressão e agressão.

“Para transformar o campo da violência doméstica é necessário unir esforços e ampliar o diálogo, para que cada setor da sociedade contribua de forma mais eficiente e eficaz. Nosso papel é estimular o desenvolvimento do setor social e proporcionar que mulheres e homens liderarem iniciativas pelo fim da violência doméstica”, explica a coordenadora de projetos do Instituto Avon, Mafoane Odara.

O sucesso do edital demonstra que o movimento de mulheres está articulado país adentro e cheio de novas ideias para combater a violência e construir uma sociedade mais justa e equânime. Para o Fundo ELAS, isso reforça a certeza de que é preciso promover e fortalecer o protagonismo das mulheres mobilizando e investindo recursos em suas iniciativas, pois apesar das ainda recentes conquistas da Lei Maria da Penha e outras políticas públicas, a violência doméstica ainda atinge milhões de famílias brasileiras.

Por outro lado, o número recorde de projetos enviados chama atenção para o difícil contexto que o movimento de mulheres tem enfrentado no Brasil, marcado pela escassez de recursos e o crescimento de pautas conservadoras que ganham cada vez mais espaço no Congresso Nacional.
“Precisamos investir no controle social sobre essas políticas conquistadas para que sejam implementadas em todo país, e também precisamos estimular novas ideias para acabar com a violência doméstica onde esse problema insiste e persiste a despeito das leis e políticas públicas. Por isso estamos investindo nas organizações de mulheres da sociedade civil”, explica KK Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS.

Sobre o Fundo Fale Sem Medo
Resultado da parceria entre o Instituto Avon e o ELAS Fundo de Investimento Social, o Fundo Fale Sem Medo apoia, desde 2012, ações de grupos e organizações da sociedade civil que promovem o enfrentamento da violência contra a mulher. A parceria estratégica para a causa une a experiência com as organizações de mulheres que caracteriza o trabalho do Fundo ELAS ao longo de 15 anos e a força de ação e de arrecadação do Instituto Avon, por meio da campanha global Fale sem medo – não à violência doméstica, que tem direcionado recursos importantes para a causa nos últimos anos.
O Fundo Fale sem Medo já apoiou 42 projetos e se fortaleceu com os resultados alcançados pelos grupos apoiados. Em dezembro de 2015 o Instituto Avon e o Fundo ELAS lançaram o 3º edital do Fundo Fale Sem Medo, que apoiará mais 33 projetos em todo o Brasil em 2016.

 

Selecionados Acesse o edital