PT | EN | ES

O programa Elas em movimento, um realização da Chevron através da execução do ELAS, alcança nova etapa. Nos dias 24 e 25 de julho, cerca de 20 mulheres da comunidade da Cidade de Deus (RJ) participaram dos “Diálogos para a melhoria das condições de vida”, realizados pela Rebouças & Associados. Na ocasião, elas discutiram sobre a realidade da comunidade e seus sonhos, além de analisar oportunidades e criar negócios que poderão chegar à localidade.

"Estou saindo daqui outra mulher, em todos os sentidos. Sabe o que é ser dona de casa? Você já levanta igual um robô, vai para o banheiro, escova o dente, arruma criança, faz café, passa e lava. Você é ligada no automático o dia todo. Agora, eu sei que tenho capacidade de pensar em muita coisa fora desse automático. Minha cabeça está igual uma panela de pressão: fervendo! Hoje, eu vi que é possível ser mais", comentou uma das participantes.
As mulheres que compõem este novo grupo do programa têm idade média de 26 anos. Em geral, são solteiras, pardas ou negras e tem renda familiar de R$ 600,00. Após os diálogos, elas receberão capacitação em direitos humanos das mulheres, resolução de conflitos, comunicação e marketing, dicas de como lidar com o dinheiro e empreendedorismo. Uma consultora também ajudará a formatar o negócio.
“Eu não sabia que tinha essa capacidade. Às vezes, a gente ouve do esposo: você não presta para nada. E eu cheguei aqui e sei que presto. Sou mulher, sou guerreira, tenho capacidade, e daqui para frente é para melhor”, disse outra integrante dos diálogos da Cidade de Deus.
Novidades do Saborearte
No mesmo período, o Saborearte, grupo do Jardim Batan (RJ), deu continuidade as ações para criação do negócio de refeições e delivery. O grupo está acompanhando as obras na cozinha e equipando o espaço para começar a produção dos alimentos. A animação é total e o lançamento do empreendimento deverá acontecer nos próximos meses.